sexta-feira, 12 de abril de 2013

Vigiar e Punir versus Educar

Educai as crianças, para que não seja necessário punir os adultos" Frase de Pitágoras,que parece não ser a política dos governos no Brasil. Vejamos o porquê:
Conforme extrato de dispensa de licitação publicado no Diário Oficial a União (DOU) da última terça-feira, dia 9, o Cespe/UnB será o organizador do concurso do Departamento Penitenciário Nacional (Depen). A previsão do órgão é de divulgar este mês (o prazo vai até o início de maio) o edital da seleção, que visa ao preenchimento de 138 vagas, com destaque para o cargo de agente penitenciário federal, de nível médio, que terá oferta de 100 vagas e remuneração inicial de R$4.932,09 mensais.
Por sua vez, com o objetivo e preencher 260 vagas, a Prefeitura do Rio de Janeiro realizará concurso público para Professor I. Do total de vagas, 150 vagas são para lecionar a matéria de Ciências e 110 para Matemática. Os interessados em exercer a função deverão ter Licenciatura Plena, com habilitação na disciplina a que concorre. A remuneração será de R$ 3.597,34 em jornada de 40h semanais
Já a Universidade de Brasília - UNB informa que está recebendo inscrições para o Processo Seletivo que visa à contratação de um Professor Substituto. A jornada de trabalho será de 20h semanais e a remuneração de R$ 1.914,58. Consta em edital que o candidato aprovado irá atuar junto a Faculdade de Medicina, na área de Ginecologia e Obstetrícia.. Só podem participar profissionais que tenham o título de Doutor.
Logo, há mais vagas para agente penitenciário federal, em determinados concurso, do que para professores em outros, com salários relativamente maiores, posto que o nível de estudo exigido para carcereiro federal é bem menor.
É mais fácil, pela lógica do governo Dilma, pagar mais caro para manter presos vigiados, do que investir em Educação. E esse estranho pensamento se repete nos estados da União, com disparidades ainda maiores. Basta ver os editais de concursos públicos, país afora.

Caso deseje conferir, seguem abaixo os links

http://www.pciconcursos.com.br/noticias/prefeitura-do-rio-de-janeiro-rj-abre-260-vagas-para-professores
http://candidatoreal.com/rss/news%3Ffeed%3Dpci

quinta-feira, 4 de abril de 2013

Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ: 260 vagas para Professores


Com o objetivo e preencher 260 vagas, a Prefeitura do Rio de Janeiro realizará concurso público para Professor I. Do total de vagas, 150 vagas são para lecionar a matéria de Ciências e 110 para Matemática.
Os interessados em exercer a função deverão ter Licenciatura Plena, com habilitação na disciplina a que concorre. A remuneração será de R$ 3.597,34 em jornada de 40h semanais e os contratados ainda receberão bônus cultura de R$ 114,71, auxílio-transporte de R$ 121,00 e benefício alimentação.
Para participar da seleção basta se inscrever pelo site http://concursos.rio.rj.gov.br, no período entre às 10h do dia 17 de abril até às 23h59 do dia 2 de maio de 2013. Haverá a cobrança da taxa de R$ 70,00.
A seleção dos candidatos será realizada por meio de prova objetiva com questões sobre conhecimentos específicos da disciplina e fundamentos teórico metodológicos e político filosóficos da educação. Além dessa avaliação haverá prova discursiva que analisará o conhecimento do candidato e, ainda, a coerência, coesão, clareza e objetividade, bem como a utilização correta do vocabulário e das normas gramaticais segundo o Novo Acordo Ortográfico. Por fim haverá prova de títulos e curso de formação básica (aula teórica e prova prática).
Os locais, as datas e os horários de realização das provas serão publicados no Diário Oficial do Município e divulgados no mesmo site das inscrições.
Este concurso terá a validade de dois anos, contado a partir da data de publicação da homologação do certame, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da Administração Pública Municipal Superior.
Jornalista: Lorayne Freitas


DAS PROVAS OBJETIVA, DISCURSIVA E DE TÍTULOS
1. As Provas Objetiva e Discursiva serão elaboradas com base no conteúdo programático constante do Anexo I deste Edital, ambas de caráter eliminatório e classificatório e de Títulos, apenas de caráter classificatório, conforme quadro a seguir:
TIPO PROVA DE
CONTEÚDO
Nº DE QUESTÕES
PONTOS POR QUESTÃO
TOTAL EM PONTOS
PONTUAÇÃO 'MIMA EXIGIDA, PARA APROVAÇÃO, POR CONTEÚDO
MIRIM() EM PONTOS PARA APROVAÇÃO, NO TOTAL DA PROVA
OBJETIVA
Específico da Disciplina
40
2,0
80,0
16,0
60,0
Fundamentos Teórico-Metodológicos e Político-Filosóficos da Educação
10
2,0
20,0
4,0
DISCURSIVA
Anexo I deste Edital
01
40,0
40,0

20,0
TÍTULOS

-
-
30,0
-
-
1.1 será considerado aprovado o candidato que obtiver:
a) na Prova Objetiva, o mínimo de 20% de pontos por conteúdo e 60% de pontos do total da prova, conforme o estabelecido no quadro acima;
b) na Prova Discursiva, o mínimo de 20,0 pontos.

 DA PROVA DE TÍTULOS
4.1 somente serão analisados os títulos dos candidatos aprovados nas Provas Objetiva e Discursiva;
4.2 O CANDIDATO SERÁ RESPONSABILIZADO PELA VERACIDADE DA DOCUMENTAÇÃO E DA INFORMAÇÃO APRESENTADA, ASSINANDO, PARA TANTO, UM DOCUMENTO, CUJO MODELO ESTARÁ DISPONÍVEL NO SITE http://concursos.rio.rj.gov.br, À ÉPOCA DA ENTREGA DOS TÍTULOS;
4.2.1 A DECLARAÇÃO FALSA ESTARÁ SUJEITA NA ELIMINAÇÃO DO CANDIDATO DO CERTAME, E NAS SANÇÕES DAS LEIS APLICÁVEIS;
4.3 a aferição dos Títulos terá caráter classificatório, com valoração máxima de 30 (trinta) pontos, em conformidade com os critérios de valores determinados na tabela abaixo:
DENOMINAÇÃO
DOCUMENTO
No MÁXIMO DE TÍTULOS
PONTUAÇÃO DE CADA TÍTULO
Curso de Pós-Graduação "Lato Sensu" em nível de , Especialização, com duração mínima de 360 horas
Cópia autenticada do certificado ou da declaração de conclusão
01
08
Curso de Pós-Graduação "Stricto Sensu", em nível de Mestrado
Cópia autenticada do certificado ou da declaração de conclusão
01
10
Curso de Pós-Graduação "Stricto Sensu", em nível de Doutorado
Cópia autenticada do certificado ou da declaração de conclusão
01
12
4.5 no caso de declaração de conclusão de curso de Pós-Graduação, esta deverá conter a aprovação na monografia, dissertação elou defesa de tese e a data de conclusão do curso.
4.6 somente serão analisados os títulos relacionados no quadro acima, em cópia autenticada, que não será devolvida;
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
LÍNGUA PORTUGUESA
Professor 1- Ciências e Matemática
1. Compreensão de textos contemporâneos. 1.1 Características da descrição, da narração, da dissertação e da injunção 1.2 Significado de palavras e expressões no contexto. 2. Coerência e coesão textual. 3. Denotação e conotação 3.1 Figuras de linguagem. 4. Variação lingüística. 4.1 Uso da língua padrão e adequação da linguagem às diferentes situações de comunicação. 5. Ortografia 5.1 Emprego de letras 5.2 Acentuação gráfica (conforme o atual Acordo Ortográfico). 6. Reconhecimento do uso significativo dos diferentes recursos gramaticais no texto (níveis: fonológico, morfológico, sintático, semântico e textual/discursivo) 6.1 Estrutura e formação de palavras. 6.2 Emprego e função das diversas classes de palavras. 6.3 Flexão verbal - valor semântico de tempos e modos. 6.4 Emprego dos sinais de pontuação. 7. Concordância nominal e verbal. 8. Regência nominal e verbal 8.1 Ocorrência da crase. 9. Relações de sentido entre orações e segmentos de texto 9.1 Coordenação e subordinação.
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
AZEREDO, José Carlos. Gramática Houaiss da língua portuguesa. 2. ed. São Paulo: Publifolha, 2008.
BECHARA, Evanildo. Moderna Gramática Portuguesa (atualizada pelo Novo Acordo Ortográfico). Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009.
CUNHA, Celso e Lindley Cintra, L. F. Nova gramática do português contemporâneo. 5. ed. Rio de Janeiro: Lexikon, 2008.
FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa. 5. ed. Curitiba: Positivo, 2010.
FUNDAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS E POLÍTICO-FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO
Professor 1- Ciências e Matemática
FUNDAMENTOS LEGAIS DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA: 1. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira - Lei 9.394/96. 2. Diretrizes Curriculares Nacionais: Parecer 04 CNE/SEB/98 e Resoluções 02 CNE/SEB/98 e 01 CNE/SEB/06.
FUNDAMENTOS TEÓRICOS DA EDUCAÇÃO: 1. Perspectiva Histórica da Educação. 2. Aspectos filosóficos e sociológicos da Educação. 3. Aspectos psicológicos do desenvolvimento humano e teorias da aprendizagem. 4. Teorias de Currículo, na perspectiva pós-crítica de currículo. 5. Concepções de aprendizagem na perspectiva histórico-cultural.
INSTRUMENTOS PEDAGÓGICOS DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM: 1. Projeto Político Pedagógico. 2.
Planejamento. 3. Avaliação: função, objetivos e modalidades. 4. Projeto didático. 5. Metodologias de Ensino.
LETRAMENTO COMO PROCESSO DE APROPRIAÇÃO DA LEITURA E DA ESCRITA PRESENTE EM TODAS AS ÁREAS DE ENSINO: 1. Conceitos de letramento. 2. O ensino de Matemática e a formação de leitores.
BRASIL / CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Diretrizes curriculares nacionais. Resolução 01 CNE/SEB/2006.
BRASIL / SECRETARIA DE EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Introdução aos parâmetros curriculares nacionais (vol. 1). BRASÍLIA: MEC/SEF, 1997.
BRASIL / SECRETARIA DE EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: Introdução aos parâmetros curriculares nacionais. BRASÍLIA: MEC/SEF, 1998.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia; saberes necessários à prática educativa.Rio: Paz e Terra, 1996.
GROSSI, Esther Pillar e BORDIN, Jussara (orgs.). Construtivismo Pós-Piagetiano. Rio de Janeiro, Vozes, 1999.
KOHL, Marta, Vygotsky: Aprendizado e Desenvolvimento - um processo socio-histórico. São Paulo, Scipione, 1993.
MOREIRA, Antônio Flávio Barbosa (org). Currículo: políticas e práticas. S. Paulo: Papirus, 1999.
MULTIEDUCAÇÃO. (proposta Curricular da SME).
NEVES, Iara Conceição Bitencourt e outros (orgs.) Ler e escrever; compromisso de todas as áreas. Porto Alegre: UFRGS Editora, 2007.
FONTANA , Roseli & CRUZ, Nazaré. Psicologia e trabalho pedagógico. São Paulo, Atual, 1997.
HOFFMANN, Jussara. Avaliação: mito & desafio, uma perspectiva construtivista. Edição, 23. Editora, Mediação, 2003.
HOFFMANN, Jussara. Avaliação Mediadora: uma prática em construção da pré escola à universidade. 20@ Edição revista. Editora, Mediação, 2003.
HOFFMANN, Jussara.O jogo do contrário em avaliação. Editora, Mediação, 2005.
LUCKESI, Cipriano. Avaliação da aprendizagem escolar: Estudos e proposições. Campinas: Cortez, 2011.
GADOTTI, Moacir. História das ideias pedagógicas. São Paulo, Ática, 1999.
CORTELLA, Mario Sergio. A escola e o conhecimento. Fundamentos epistemológicos e políticos.São Paulo: Cortez, 2002.
ALVES, Nilda e GARCIA, Regina Leite (orgs).O sentido da escola.Rio de Janeiro: DP&A, 2001
RODRIGUES, Alberto Tosi. Sociologia da Educação. Rio de Janeiro: DP&A, 2001.
DEMO, Pedro. A nova LDB: ranços e avanços. São Paulo: Papirus, 1999.
LUCKESI, Cipriano. Filosofia da Educação. Rio de Janeiro: Cortez, 1990.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS / PROFESSOR 1 - CIÊNCIAS
1. Educação em ciências: conteúdo e metodologia. Questões sócio-científicas e as implicações éticas. Alfabetização científica. 2. Origem da vida. Principais teorias do processo evolutivo. 3. Seres vivos. Origem das espécies. Biodiversidade. Caracterização geral dos filos. Funções vitais. Sistemas de classificação. 4. Biologia celular. Principais diferenças entre procariotas e eucariotas. Processos bioenergéticos: fundamentos, respiração e fotossíntese, biossíntese de proteínas. Reprodução celular: mitose e meiose. Desenvolvimento embrionário. Reprodução humana. 5. Genética. Fundamentos de citogenética. Código genético. Caracterização geral das biotecnologias e seus impactos sociais. Organismos geneticamente modificados. Terapia genica. 6. Ecologia. Conceitos fundamentais. Relações tráficos entre os seres vivos. O ecossistema e seus componentes. Os principais biomas. Educação ambiental: princípios gerais. Ocupação histórica do meio ambiente pelo homem. Poluição e desequilíbrios ecológicos. 7. Ser humano e Saúde. Educação para a promoção da saúde. Conceitos de saúde. Sistemas do corpo humano. Sexualidade. Doenças transmissíveis, meio ambiente e qualidade de vida. Implicações no contexto atual. 8. Universo, Sistema Solar e Planeta Terra. Teoria do Big Bang. Energia e suas transformações. Sol como fonte básica de energia. Elementos da natureza: ar, água e solo. Ciclos biogeoquímicos e a vida na Terra. Importância e propriedades da água. 9. Matéria. Teoria atômica-molecular: evolução do conceito de átomo. Estados físicos da matéria. Mudanças de estado. Aspectos macroscópicos: substâncias simples e compostas; misturas homogêneas e heterogêneas. Processos físicos de fracionamento das misturas. Soluções. Funções químicas inorgânicas: conceitos, classificações e nomenclaturas de óxidos, ácidos, hidróxidos e sais. 10. Vida: Movimentos e Fenômenos. Transformações mecânicas, térmicas e eletromagnéticas. Fenômenos ondulatórios: acústicos e ópticos.
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:
Alberts, Bruce; Bray, Dennis; Lewis, Julian; Raff, Martin; Roberts, Keith e Watson, James D. -Biologia molecular da célula - 3ª ed.- Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.
Amabis, Jose Mariano; Martho, Gilberto Rodrigues - Biologia (vol. 1, 2 e 3) - 3ª ed. - São Paulo: Moderna, 2010.
Astolfia, P.; Develay, M.- A didática das Ciências - Campinas/SP: Papirus - 1995.
Bizzo, Nélio; Jordão, Marcelo - Ciências (vol. 1, 2, 3 e 4) -1ªed.- São Paulo: Editora do Brasil, 2006.
Brasil - Secretaria de Educação Fundamental Parâmetros Curriculares Nacionais (Terceiro e Quarto Ciclos) -Ciências Naturais. Brasília. MEC/SEF.- 1998.
Carvalho, A. M. P.;Gil-Pérez, D.- Formação de professores de Ciências: tendências e inovações - São Paulo: Cortez, 1993.
Dias, G.F. - Ecopercepção - Um resumo didático dos desafios socioambientais -1ª ed. - São Paulo: Gaia, 2004.
Feltre, R. - Química (vol.1, 2 e 3) - 6ªed.- SP: Moderna, 2004.
Gewndsznajder, F - Ciências (6º, 7º, 8º e 9º anos) - 4ªed.- SP: Ática, 2009.
Grun, M. - Ética e Educação Ambiental: A conexão necessária - Campinas/SP: Papirus -1996.
Linhares, S.; Gewndsznajder, F - Biologia Hoje (vol. 1, 2 e 3) - 12ªed. - São Paulo: Ática, 2008.
Lopes, Sonia; Rosso, Sergio - Bio (vol. 1, 2 e 3) -1ªed.- São Paulo: Saraiva - 2010.
Loureiro, C. F. B. - Trajetória e Fundamentos da Educação Ambiental - São Paulo: Cortez -2004.
MAST - Brincando com a Ciência. Construção de Módulos de Atividades - Rio de Janeiro, 1996.
Paraná, Djalma Nunes da Silva - Física (vol. Único) - ed.6ª - São Paulo: Ática, 2003. Reigota, M. - O que é educação ambiental - 2ªed. -São Paulo: Brasiliense, 2009.
Ribeiro, M.(org.) - Educação Sexual: novas ideias, novas conquistas - Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos, 1993.
Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Educação. Orientações Curriculares (6º ao 9º ano). Áreas específicas: Ciências. Rio de Janeiro, 2012. Disponível em: https://skydrive.live.com/?cid=c7ªlfDe461c93410&id=C7ª1FoE461C93410%21789&authkey=!AN7N xjUyzPamTg8#cid=C7ª1FoE461C93410&id=C7ª1FoE461C93410%21793&authkey=%21ªN7NxjUy zPamTg8
Santos dos, Wildson Luiz Pereira - PEQUIS, Química & Sociedade - 1ªed.- SP: Nova Geração, 2010.
Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro (1986) MULTIEDUCAÇÃO: Núcleo Curricular Básico - Rio de Janeiro.
Silva Júnior, César da; Sezar Sasson - Biologia (vol. 1, 2 e 3) - 8ªed. - SP: Saraiva, 2005.
Stoppard, M. (1998) Sexo - Um guia para adolescentes - São Paulo: Marco Zero.
Young, Hugh D.; Freedman; tradução Sonia Midori Yamamoto - Física (vol. 1, 2, 3 e 4) - 12ªed. -SP: Addison Wesley, 2008.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS / PROFESSOR I - MATEMÁTICA
Provas Objetiva, Discursiva e Prática de Aula
1. Números e Operações: Construções históricas e metodológicas dos números naturais, inteiros, racionais, irracionais, reais e complexos. Reta Numérica. Operações (adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiciação). Múltiplos, divisores e números primos. Porcentagem. Procedimentos de cálculo exato e aproximado. Termo algébrico, Polinômios e suas operações, Frações Algébricas e Cálculos de radicais. Propriedades das operações algébricas. Produtos Notáveis. Resoluções de equações, inequações e sistemas de 1º e 2º graus, exponenciais, logarítmicas e suas aplicações. Funções: Afim, Quadrática, Exponencial e Logarítmica. Estabelecimento de leis matemáticas, a partir da observação de regularidades, que expressam relação de dependência entre variáveis. Progressões Aritméticas e Geométricas. Juros Simples e Compostos. Análise Combinatória. Equações Polinomiais. 2. Espaço e Forma: Localização e deslocamento de pontos no espaço. Retas Paralelas cortadas por Transversal. Ângulos Complementares, Suplementares e Replementares. Área em Malha Quadriculada. Plano Cartesiano. Equação da reta e da circunferência. Relações entre figuras espaciais e suas representações planas. Figuras geométricas planas: composição e decomposição, transformação, ampliação, redução e simetrias. Polígonos convexos: relações angulares e lineares. Circunferência, ângulos na circunferência. Conceito de congruência e semelhança de figuras planas. Equação da reta. Equação da circunferência. Relações métricas na circunferência. Relações métricas e trigonométricas num triângulo retângulo. Relações trigonométricas num triângulo qualquer. Funções Trigonométricas. Relações entre as funções trigonométricas. 3. Grandezas e Medidas: Noções de medidas. Construções históricas e metodológicas de sistemas de medidas: unidades de medida, medida padrão, instrumentos de medida. Comprimento da circunferência. Áreas das principais figuras planas. Áreas e volumes dos principais sólidos geométricos. Sólidos semelhantes e sólidos de revolução. 4. Tratamento de Informações: Variações entre grandezas no sistema de coordenadas cartesianas. Proporcionalidade: direta e inversamente proporcionais. Coleta, organização e análise de informações. Construção e interpretação de tabelas e gráficos. Noções básicas de Estatística. Probabilidade. Matrizes: operações e matriz inversa.
REFERÊNCIA BIBLIOGRAFIA:
BOYER, C. B., História da Matemática. Trad. Elza F. Gomide .2ª Ed. São Paulo: Edgard Blücher, 1996.
MACHADO, Nº J. Matemática e realidade, São Paulo: Cortez, 1987.
VYGOTSKY, L. S. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1987.
D'AMBROSIO U. Educação Matemática: da Teoria à prática. Campinas: Papirus, 1996.
IEZZI, G. & DOLCE, O. & MACHADO, A. Matemática e Realidade. Riberão Preto: Atual, 2009.
IMENE, L. M. & LELLIS, M. Matemática para todos. São Paulo: Scipione, 2002.
BARROSO, J. M. Matemática - Projeto Araribá. São Paulo: Moderna, 2008.
PAIVA, Manoel Rodrigues. Matemática. Volumes 1, 2 e 3. Editora Moderna.1 a edição. 2010.
IEZZi, Gelson e outros. Fundamentos da Matemática Elementar. Volumes de 1 a 10. Atual Editora.5ª edição - 2005.
LIMA, Elon Lages e outros. Tema e Problemas Elementares. Sociedade Brasileira de Matemática. 2ª edição - 2005.
LIMA, Elon Lages e outros. Tema e Problemas. Sociedade Brasileira de Matemática. 3ª edição - 2003.
LIMA, Elon Lages e outros. A Matemática do Ensino Médio. Volume 4 (1ª edição). Sociedade Brasileira de Matemática. 2007.
TEMAS PARA PROVA PRÁTICA DE AULA
PROFESSOR I - MATEMÁTICA
(haverá sorteio do ano de escolaridade para Prova Prática de Aula)
6º ano
Tema 1 - Produto de frações - Resolver situação problema utilizando produto de frações, justificando com representação na reta numérica, por que um valor reduz quando é multiplicado por um número racional menor que um inteiro.
Tema 2 - Área de figuras planas- Calcular a área de quadriláteros, considerando a área do retângulo, por decomposição e composição, utilizando a malha quadriculada. Calcular a área de quadriláteros usando o metro quadrado como medida padrão.
7º ano
Tema 1 - Quociente de frações com localização na reta numérica: Comparar e dividir frações no conjunto Q_ descrevendo as estratégias para a sua representação na reta numérica desses números na forma decimal e na forma fracionária.
Tema 2 - Resolver problema utilizando um sistema de equações para determinar medida de ângulos, dado seu suplemento.
8º ano
Tema 1 - Produtos notáveis: Resolver situações problema contextualizada, envolvendo área de quadriláteros utilizando produtos notáveis. Demonstrar a resolução na malha quadriculada.
Tema 2- Calcular ângulo formado por retas paralelas interceptadas por transversais considerando a soma dos ângulos internos de um polígono formado por elas.
9º ano
Tema 1- Função quadrática: Reconhecer funções polinomiais do 2º grau ou função quadrática e determinar os zeros da parábola em uma situação-problema do dia a dia.
Tema 2- Relações métricas no triângulo retângulo. Identificar as relações métricas nos triângulos retângulos e utilizá-las para resolver problemas. Reconhecer e aplicar o Teorema de Pitágoras em situações contextualizadas.
TEMAS PARA PROVA PRÁTICA DE AULA
PROFESSOR I - CIÊNCIAS
(haverá sorteio do ano de escolaridade para Prova Prática de Aula)
6º ano
Tema 1 - Sistema Solar: quais são os seus elementos? Reconhecer os elementos que compõe o sistema Solar.
Tema 2 . Relações Tróficas entre os seres vivos. Distinguir cadeia e teia alimentar, relacionando-as aos conceitos de energia e matéria.
7º ano
Tema 1 - Biodiversidade. Identificar a necessidade de classificação dos seres vivos por conta de sua grande diversidade.
Tema 2 - Caracterização geral do Filo Molusco. Reconhecer o Filo Molusco com base em suas características distintas.
8º ano
Tema 1 - Reprodução Humana. Compreender as diferentes etapas da reprodução humana (ovulação, fecundação, gestação e parto).
Tema 2 - Sistemas do corpo humano (Sistema Respiratório). Identificar as estruturas respiratórias e seus movimentos.
9º ano
Tema 1- Estados físicos da matéria. Identificar os estados físicos da matéria e entender que as mudanças entre elas ocorrem por diferença de temperatura e de pressão.
Tema 2 - Fenômenos ondulatórios acústicos. Identificar que o som é fenômeno ondulatório no qual ocorre emissão e propagação de energia.
edital completo no link abaixo:







quarta-feira, 3 de abril de 2013

Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ: 150 vagas para Professor I - Inglês


A Secretaria Municipal de Administração do Rio de Janeiro torna público que fará realizar o Concurso Público para provimento de 150 vagas para o cargo de Professor I - Inglês, do Quadro Permanente de Pessoal do Município do Rio de Janeiro, no âmbito da Secretaria Municipal de Educação.
A remuneração para o cargo será de R$ 3.597,34 para jornada de trabalho de 40h semanais. Serão acrescidos bônus cultura no valor de R$ 114,71 - Lei nº 3.438/2002; auxílio transporte no valor de R$ 121,00 - Decreto nº 17.110/98; e benefício alimentação - de acordo com o Decreto nº 35.098/2012.
Poderão participar o candidato que tiver Licenciatura Plena, com habilitação em Inglês.
As inscrições serão recebidas das 10h do dia 17 de abril até às 23h59min do dia 2 de maio de 2013, horário de Brasília - incluindo sábados, domingos e feriados - somente via Internet, através de requerimento específico disponível no site http://concursos.rio.rj.gov.br.
O valor da taxa de inscrição será de R$ 70,00 e deverá ser efetuada até a data do vencimento.
Não será permitido efetuar o referido pagamento através de depósito, transferência bancária e/ou agendamento.
O candidato deverá acompanhar a confirmação do pagamento de sua inscrição através do site até o dia 9 de maio de 2013. Para verificar a confirmação do pagamento, o candidato deverá acessar, no site a opção "consultar andamento da inscrição" e, verificar no final do requerimento se consta a mensagem "confirmado pagamento da taxa de inscrição". Caso não haja confirmação do respectivo pagamento da inscrição até a data estabelecida, o candidato deverá entrar em contato com a Coordenadoria Geral de Gestão de Talentos, através dos telefones 2976-1612 e 2976-1103, no dia 10 de maio de 2013, impreterivelmente.
A avaliação dos candidatos será feita através de:
a) Prova Objetiva
b) Prova Oral
c) Prova de Títulos
d) Curso de Formação Básica
As Provas Objetiva e Oral, ambas de caráter eliminatório e classificatório, e de Títulos apenas de caráter classificatório.
As provas serão aplicadas na cidade do Rio de Janeiro em função da disponibilidade de locais para realização. Os locais, as datas e os horários de realização das provas serão publicados no Diário Oficial do Município e divulgados no site.
O candidato deverá comparecer ao local designado para a prova com antecedência de 60 minutos do horário fixado para o seu início, portando caneta esferográfica de tinta azul ou preta, fabricada em material transparente e o original do documento de identidade oficial.
O resultado final do Concurso Público, por Coordenadoria Regional de Educação - CRE será divulgado por Edital, publicado no Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro e disponibilizado no site, após a conclusão do Curso de Formação Básica.
O prazo de validade do concurso será de 2 anos, contado a partir da data de publicação da homologação do certame, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da Administração Pública Municipal Superior.
Jornalista: Marisa Bautz



DAS PROVAS OBJETIVA, ORAL E DE TÍTULOS
1. As Provas Objetiva e Oral, ambas de caráter eliminatório e classificatório, e de Títulos apenas de caráter classificatório, obedecerão o quadro a seguir:
TIPO DE PROVA
CONTEÚDO
Nº DE QUESTÕES
PONTOS POR QUESTÃO
TOTAL EM PONTO S
MÍNIMO EM PONTOS PARA HABILITAÇÃO, POR CONTEÚDO
MÍNIMO EM PONTOS PARA HABILITAÇÃO, NO TOTAL DA PROVA
OBJETIVA
Específico da Disciplina
35
2,0
70,0
14,0
72,0
Língua Portuguesa
15
2,0
30,0
6,0
Fundamentos Teórico-Metodológicos e Político-Filosóficos da Educação
10
2,0
20,0
4,0
ORAL
-
-
-
100,0
-
50,0
TÍTULOS
-
-
-
30
-
-
1.2 será considerado aprovado o candidato que obtiver:
a) na Prova Objetiva, o candidato que alcançar, no mínimo, 20% de pontos por conteúdo e 60% de pontos do total da prova, conforme o estabelecido no quadro acima;
b) na Prova Oral, o candidato que obtiver o mínimo de 50% do total de pontos da prova.

a aferição dos Títulos terá caráter classificatório, com valoração máxima de 30 (trinta) pontos, em conformidade com os critérios de valores determinados na tabela abaixo:
DENOMINAÇÃO
DOCUMENTO
Nº MÁXIMO DE TÍTULOS
PONTUAÇÃO DE CADA TÍTULO
Curso de Pós-Graduação "Lato Sensu" , em nível de Especialização, com duração mínima de 360 horas
Cópia autenticada do certificado ou da declaração de conclusão
01
08
Curso de Pós-Graduação "Stricto Sensu" , em nível de Mestrado
Cópia autenticada do certificado ou da declaração de conclusão
01
10
Curso de Pós-Graduação "Stricto Sensu" , em nível de Doutorado
Cópia autenticada do certificado ou da declaração de conclusão
01
12
4.5 no caso de declaração de conclusão de curso de Pós-Graduação, esta deverá conter a aprovação na monografia, dissertação e/ou defesa de tese e a data de conclusão do curso.
4.6 somente serão analisados os títulos relacionados no quadro acima, em cópia autenticada, que não será devolvida;
DO CURSO DE FORMAÇÃO BÁSICA- 3ª ETAPA
1. O Curso de Formação, de caráter obrigatório e eliminatório, será constituído de aulas teóricas e de atividade prática, obedecendo à regulamentação própria, mediante Ato Administrativo específico a ser publicado, na época de sua realização, sendo o candidato considerado APTO, INAPTO ou DESISTENTE.
2. Serão convocados para o Curso de Formação Básica somente os candidatos aprovados nas Provas Objetiva e Oral e classificados, parcialmente, de acordo com o quantitativo, por CRE, estabelecido a seguir:
1º GRUPO
QUANTITATIVO DE CANDIDATOS, POR CRE, QUE SERÃO CONVOCADOS PARA O CURSO DE FORMAÇÃO BÁSICA
CRE
Candidatos aprovados nas Provas Objetiva e Oral classificados até o:
VAGAS REGULARES
VAGAS NEGROS E ÍNDIOS
VAGAS DEFICIENTES
10
2
1
5
2
1
10
2
1
8
2
1
10
2
1
8
2
1
7
2
1
10
2
1
10
2
1
10ª
20
6
3
11ª
5
2
1
TOTAL
103
26
13

2º GRUPO
QUANTITATIVO DE CANDIDATOS, POR CRE, QUE SERÃO CONVOCADOS PARA O CURSO DE FORMAÇÃO BÁSICA
CRE
Candidatos aprovados nas Provas Objetiva e Oral classificados até o:
VAGAS REGULARES
VAGAS NEGROS E ÍNDIOS
VAGAS DEFICIENTES
9
2
0
5
1
0
9
2
0
8
2
0
9
2
0
8
2
0
6
1
0
9
2
0
9
2
0
10ª
19
5
0
11ª
5
1
0
TOTAL
96
22
0
2.1 a convocação para o Curso de Formação, a que se refere o item 2, deste Título, será em dois grupos, obedecendo o quantitativo estabelecido nos quadros acima.
3. Será emitida e publicada no D.O Rio a classificação parcial, por Coordenadoria Regional de Educação - CRE, em ordem decrescente de pontos, mediante o somatório das notas obtidas nas Provas Objetiva, Oral e de Títulos.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
LÍNGUA PORTUGUESA
1. Compreensão de textos contemporâneos. 1.1 Características da descrição, da narração, da dissertação e da injunção 1.2 Significado de palavras e expressões no contexto. 2. Coerência e coesão textual. 3. Denotação e conotação 3.1 Figuras de linguagem. 4. Variação lingüística. 4.1 Uso da língua padrão e adequação da linguagem às diferentes situações de comunicação. 5. Ortografia 5.1 Emprego de letras 5.2 Acentuação gráfica (conforme o atual Acordo Ortográfico). 6. Reconhecimento do uso significativo dos diferentes recursos gramaticais no texto (níveis: fonológico, morfológico, sintático, semântico e textual/discursivo) 6.1 Estrutura e formação de palavras. 6.2 Emprego e função das diversas classes de palavras. 6.3 Flexão verbal - valor semântico de tempos e modos. 6.4 Emprego dos sinais de pontuação. 7. Concordância nominal e verbal. 8. Regência nominal e verbal 8.1 Ocorrência da crase. 9. Relações de sentido entre orações e segmentos de texto 9.1 Coordenação e subordinação.
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:
AZEREDO, José Carlos. Gramática Houaiss da língua portuguesa. 2. ed. São Paulo: Publifolha, 2008.
BECHARA, Evanildo. Moderna Gramática Portuguesa (atualizada pelo Novo Acordo Ortográfico). Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009.
CUNHA, Celso e Lindley Cintra, L. F. Nova gramática do português contemporâneo. 5. ed. Rio de Janeiro: Lexikon, 2008.
FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa. 5. ed. Curitiba: Positivo, 2010.
FUNDAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS E POLÍTICO-FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO
FUNDAMENTOS LEGAIS DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA: 1. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira - Lei 9.394/96. 2. Diretrizes Curriculares Nacionais: Parecer 04 CNE/SEB/98 e Resoluções 02 CNE/SEB/98 e 01 CNE/SEB/06.
FUNDAMENTOS TEÓRICOS DA EDUCAÇÃO: 1. Perspectiva Histórica da Educação. 2. Aspectos filosóficos e sociológicos da Educação. 3. Aspectos psicológicos do desenvolvimento humano e teorias da aprendizagem. 4. Teorias de Currículo, na perspectiva pós-crítica de currículo. 5. Concepções de aprendizagem na perspectiva histórico-cultural.
INSTRUMENTOS PEDAGÓGICOS DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM: 1. Projeto Político Pedagógico. 2. Planejamento. 3. Avaliação: função, objetivos e modalidades. 4. Projeto didático. 5. Metodologias de Ensino.
LETRAMENTO COMO PROCESSO DE APROPRIAÇÃO DA LEITURA E DA ESCRITA PRESENTE EM TODAS AS ÁREAS DE ENSINO: 1. Conceitos de letramento. 2. O ensino de Matemática e a formação de leitores.
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
BRASIL. Lei 9.394/96. Diretrizes e bases da educação nacional.
BRASIL / CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Diretrizes curriculares nacionais. Parecer 04 CNE/SEB/98.
BRASIL / CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Diretrizes curriculares nacionais. Resolução 02 CNE/SEB/98.
BRASIL / CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Diretrizes curriculares nacionais. Resolução 01 CNE/SEB/2006.
BRASIL / SECRETARIA DE EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Introdução aos parâmetros curriculares nacionais (vol. 1). BRASÍLIA: MEC/SEF, 1997.
BRASIL / SECRETARIA DE EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental:Introdução aos parâmetros curriculares nacionais. BRASÍLIA: MEC/SEF, 1998.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia; saberes necessários à prática educativa.Rio: Paz e Terra, 1996.
GROSSI, Esther Pillar e BORDIN, Jussara (orgs.). Construtivismo Pós-Piagetiano. Rio de Janeiro, Vozes, 1999.
KOHL, Marta, Vygotsky: Aprendizado e Desenvolvimento - um processo socio-histórico. São Paulo, Scipione, 1993.
MOREIRA, Antônio Flávio Barbosa (org). Currículo: políticas e práticas. S. Paulo: Papirus, 1999.
MULTIEDUCAÇÃO. (proposta Curricular da SME).
NEVES, Iara Conceição Bitencourt e outros (orgs.) Ler e escrever; compromisso de todas as áreas. Porto Alegre: UFRGS Editora, 2007.
FONTANA , Roseli & CRUZ, Nazaré. Psicologia e trabalho pedagógico. São Paulo, Atual, 1997.
HOFFMANN, Jussara. Avaliação: mito & desafio, uma perspectiva construtivista. Edição, 23. Editora, Mediação, 2003.
HOFFMANN, Jussara. Avaliação Mediadora: uma prática em construção da pré escola à universidade. 20ª Edição revista. Editora, Mediação, 2003.
HOFFMANN, Jussara.O jogo do contrário em avaliação. Editora, Mediação, 2005.
LUCKESI, Cipriano. Avaliação da aprendizagem escolar: Estudos e proposições. Campinas: Cortez, 2011.
GADOTTI, Moacir. História das ideias pedagógicas. São Paulo, Ática, 1999.
CORTELLA, Mario Sergio. A escola e o conhecimento. Fundamentos
epistemológicos e políticos.São Paulo: Cortez, 2002.
ALVES, Nilda e GARCIA, Regina Leite (orgs).O sentido da escola.Rio de Janeiro: DP&A, 2001
RODRIGUES, Alberto Tosi. Sociologia da Educação. Rio de Janeiro: DP&A, 2001.
DEMO, Pedro. A nova LDB: ranços e avanços. São Paulo: Papirus, 1999.
LUCKESI, Cipriano. Filosofia da Educação. Rio de Janeiro: Cortez, 1990.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS
1. Métodos e abordagens de ensino da língua inglesa e sua relação com os Parâmetros Curriculares Nacionais - língua estrangeira. 2. Compreensão de textos: estratégias de leitura; conceito de gênero textual e de tipo de texto; leitura e gêneros textuais; identificação dos mecanismos que conferem coesão e coerência ao texto; relação texto-contexto. 3. Léxico-gramática: verbos: tempo, modo e voz; auxiliares modais; "phrasal verbs'; substantivos, pronomes, artigos, adjetivos possessivos e numerais. Advérbios e preposições expressando tempo, modo e lugar; subordinação e coordenação. 4. Discurso: discurso direto, relatado, direto livre e relatado livre e sua função comunicativa no texto. 5. Inglês escrito e falado, inclusive nas novas tecnologias de comunicação.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
BRASIL, SEF/MEC. PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS: TERCEIRO E QUARTO CICLOS DO ENSINO FUNDAMENTAL: LÍNGUA ESTRANGEIRA. SECRETARIA DE EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL. BRASÍLIA: MEC/SEF,1998. HTTP://PORTAL.MEC.GOV.BR/SEB/ARQUIVOS/PDF/PCNESTRANGEIRA.PDF
CARTER R.; McCARTHY, M. Cambridge Grammar of English. Cambridge: CUP, 2006.
HARMER, J. The Practice of English Language Teaching (4th edition). Harlow: Longman, Pearson, 2007.
KLEIMAN, A. Oficina de Leitura: Teoria e Prática (9ª ed). Campinas: Pontes, 2002.
MACHADO, A. R.; DIONISIO, A. P.; BEZERRA, M. A. GÊNEROS TEXTUAIS E ENSINO. RIO DE JANEIRO: LUCERNA, 2004.
NUTTALL, C. TEACHING READING SKILLS IN A FOREIGN LANGUAGE. LONDON: HEINEMANN, 1996.
RICHARDS, J.; ROGERS, T.; SWAN, M. Approaches and methods in language teaching. Cambridge: CUP, 2001.
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DO RIO DE JANEIRO. Multieducação: o ensino de Línguas Estrangeiras. Série Temas em Debate. Rio de Janeiro, 2008.
SINCLAIR, J. (Ed.) Collins Cobuild English grammar.(3rd ed) London: Harper Collins, 2011.
THORNBURY, S. About language. Cambridge: CUP, 1997.
THORNBURY, S. Beyond the sentence: introducing discourse analysis. London: MacMillan, 2005.
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