quarta-feira, 3 de abril de 2013

Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ: 150 vagas para Professor I - Inglês


A Secretaria Municipal de Administração do Rio de Janeiro torna público que fará realizar o Concurso Público para provimento de 150 vagas para o cargo de Professor I - Inglês, do Quadro Permanente de Pessoal do Município do Rio de Janeiro, no âmbito da Secretaria Municipal de Educação.
A remuneração para o cargo será de R$ 3.597,34 para jornada de trabalho de 40h semanais. Serão acrescidos bônus cultura no valor de R$ 114,71 - Lei nº 3.438/2002; auxílio transporte no valor de R$ 121,00 - Decreto nº 17.110/98; e benefício alimentação - de acordo com o Decreto nº 35.098/2012.
Poderão participar o candidato que tiver Licenciatura Plena, com habilitação em Inglês.
As inscrições serão recebidas das 10h do dia 17 de abril até às 23h59min do dia 2 de maio de 2013, horário de Brasília - incluindo sábados, domingos e feriados - somente via Internet, através de requerimento específico disponível no site http://concursos.rio.rj.gov.br.
O valor da taxa de inscrição será de R$ 70,00 e deverá ser efetuada até a data do vencimento.
Não será permitido efetuar o referido pagamento através de depósito, transferência bancária e/ou agendamento.
O candidato deverá acompanhar a confirmação do pagamento de sua inscrição através do site até o dia 9 de maio de 2013. Para verificar a confirmação do pagamento, o candidato deverá acessar, no site a opção "consultar andamento da inscrição" e, verificar no final do requerimento se consta a mensagem "confirmado pagamento da taxa de inscrição". Caso não haja confirmação do respectivo pagamento da inscrição até a data estabelecida, o candidato deverá entrar em contato com a Coordenadoria Geral de Gestão de Talentos, através dos telefones 2976-1612 e 2976-1103, no dia 10 de maio de 2013, impreterivelmente.
A avaliação dos candidatos será feita através de:
a) Prova Objetiva
b) Prova Oral
c) Prova de Títulos
d) Curso de Formação Básica
As Provas Objetiva e Oral, ambas de caráter eliminatório e classificatório, e de Títulos apenas de caráter classificatório.
As provas serão aplicadas na cidade do Rio de Janeiro em função da disponibilidade de locais para realização. Os locais, as datas e os horários de realização das provas serão publicados no Diário Oficial do Município e divulgados no site.
O candidato deverá comparecer ao local designado para a prova com antecedência de 60 minutos do horário fixado para o seu início, portando caneta esferográfica de tinta azul ou preta, fabricada em material transparente e o original do documento de identidade oficial.
O resultado final do Concurso Público, por Coordenadoria Regional de Educação - CRE será divulgado por Edital, publicado no Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro e disponibilizado no site, após a conclusão do Curso de Formação Básica.
O prazo de validade do concurso será de 2 anos, contado a partir da data de publicação da homologação do certame, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da Administração Pública Municipal Superior.
Jornalista: Marisa Bautz



DAS PROVAS OBJETIVA, ORAL E DE TÍTULOS
1. As Provas Objetiva e Oral, ambas de caráter eliminatório e classificatório, e de Títulos apenas de caráter classificatório, obedecerão o quadro a seguir:
TIPO DE PROVA
CONTEÚDO
Nº DE QUESTÕES
PONTOS POR QUESTÃO
TOTAL EM PONTO S
MÍNIMO EM PONTOS PARA HABILITAÇÃO, POR CONTEÚDO
MÍNIMO EM PONTOS PARA HABILITAÇÃO, NO TOTAL DA PROVA
OBJETIVA
Específico da Disciplina
35
2,0
70,0
14,0
72,0
Língua Portuguesa
15
2,0
30,0
6,0
Fundamentos Teórico-Metodológicos e Político-Filosóficos da Educação
10
2,0
20,0
4,0
ORAL
-
-
-
100,0
-
50,0
TÍTULOS
-
-
-
30
-
-
1.2 será considerado aprovado o candidato que obtiver:
a) na Prova Objetiva, o candidato que alcançar, no mínimo, 20% de pontos por conteúdo e 60% de pontos do total da prova, conforme o estabelecido no quadro acima;
b) na Prova Oral, o candidato que obtiver o mínimo de 50% do total de pontos da prova.

a aferição dos Títulos terá caráter classificatório, com valoração máxima de 30 (trinta) pontos, em conformidade com os critérios de valores determinados na tabela abaixo:
DENOMINAÇÃO
DOCUMENTO
Nº MÁXIMO DE TÍTULOS
PONTUAÇÃO DE CADA TÍTULO
Curso de Pós-Graduação "Lato Sensu" , em nível de Especialização, com duração mínima de 360 horas
Cópia autenticada do certificado ou da declaração de conclusão
01
08
Curso de Pós-Graduação "Stricto Sensu" , em nível de Mestrado
Cópia autenticada do certificado ou da declaração de conclusão
01
10
Curso de Pós-Graduação "Stricto Sensu" , em nível de Doutorado
Cópia autenticada do certificado ou da declaração de conclusão
01
12
4.5 no caso de declaração de conclusão de curso de Pós-Graduação, esta deverá conter a aprovação na monografia, dissertação e/ou defesa de tese e a data de conclusão do curso.
4.6 somente serão analisados os títulos relacionados no quadro acima, em cópia autenticada, que não será devolvida;
DO CURSO DE FORMAÇÃO BÁSICA- 3ª ETAPA
1. O Curso de Formação, de caráter obrigatório e eliminatório, será constituído de aulas teóricas e de atividade prática, obedecendo à regulamentação própria, mediante Ato Administrativo específico a ser publicado, na época de sua realização, sendo o candidato considerado APTO, INAPTO ou DESISTENTE.
2. Serão convocados para o Curso de Formação Básica somente os candidatos aprovados nas Provas Objetiva e Oral e classificados, parcialmente, de acordo com o quantitativo, por CRE, estabelecido a seguir:
1º GRUPO
QUANTITATIVO DE CANDIDATOS, POR CRE, QUE SERÃO CONVOCADOS PARA O CURSO DE FORMAÇÃO BÁSICA
CRE
Candidatos aprovados nas Provas Objetiva e Oral classificados até o:
VAGAS REGULARES
VAGAS NEGROS E ÍNDIOS
VAGAS DEFICIENTES
10
2
1
5
2
1
10
2
1
8
2
1
10
2
1
8
2
1
7
2
1
10
2
1
10
2
1
10ª
20
6
3
11ª
5
2
1
TOTAL
103
26
13

2º GRUPO
QUANTITATIVO DE CANDIDATOS, POR CRE, QUE SERÃO CONVOCADOS PARA O CURSO DE FORMAÇÃO BÁSICA
CRE
Candidatos aprovados nas Provas Objetiva e Oral classificados até o:
VAGAS REGULARES
VAGAS NEGROS E ÍNDIOS
VAGAS DEFICIENTES
9
2
0
5
1
0
9
2
0
8
2
0
9
2
0
8
2
0
6
1
0
9
2
0
9
2
0
10ª
19
5
0
11ª
5
1
0
TOTAL
96
22
0
2.1 a convocação para o Curso de Formação, a que se refere o item 2, deste Título, será em dois grupos, obedecendo o quantitativo estabelecido nos quadros acima.
3. Será emitida e publicada no D.O Rio a classificação parcial, por Coordenadoria Regional de Educação - CRE, em ordem decrescente de pontos, mediante o somatório das notas obtidas nas Provas Objetiva, Oral e de Títulos.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
LÍNGUA PORTUGUESA
1. Compreensão de textos contemporâneos. 1.1 Características da descrição, da narração, da dissertação e da injunção 1.2 Significado de palavras e expressões no contexto. 2. Coerência e coesão textual. 3. Denotação e conotação 3.1 Figuras de linguagem. 4. Variação lingüística. 4.1 Uso da língua padrão e adequação da linguagem às diferentes situações de comunicação. 5. Ortografia 5.1 Emprego de letras 5.2 Acentuação gráfica (conforme o atual Acordo Ortográfico). 6. Reconhecimento do uso significativo dos diferentes recursos gramaticais no texto (níveis: fonológico, morfológico, sintático, semântico e textual/discursivo) 6.1 Estrutura e formação de palavras. 6.2 Emprego e função das diversas classes de palavras. 6.3 Flexão verbal - valor semântico de tempos e modos. 6.4 Emprego dos sinais de pontuação. 7. Concordância nominal e verbal. 8. Regência nominal e verbal 8.1 Ocorrência da crase. 9. Relações de sentido entre orações e segmentos de texto 9.1 Coordenação e subordinação.
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:
AZEREDO, José Carlos. Gramática Houaiss da língua portuguesa. 2. ed. São Paulo: Publifolha, 2008.
BECHARA, Evanildo. Moderna Gramática Portuguesa (atualizada pelo Novo Acordo Ortográfico). Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009.
CUNHA, Celso e Lindley Cintra, L. F. Nova gramática do português contemporâneo. 5. ed. Rio de Janeiro: Lexikon, 2008.
FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa. 5. ed. Curitiba: Positivo, 2010.
FUNDAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS E POLÍTICO-FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO
FUNDAMENTOS LEGAIS DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA: 1. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira - Lei 9.394/96. 2. Diretrizes Curriculares Nacionais: Parecer 04 CNE/SEB/98 e Resoluções 02 CNE/SEB/98 e 01 CNE/SEB/06.
FUNDAMENTOS TEÓRICOS DA EDUCAÇÃO: 1. Perspectiva Histórica da Educação. 2. Aspectos filosóficos e sociológicos da Educação. 3. Aspectos psicológicos do desenvolvimento humano e teorias da aprendizagem. 4. Teorias de Currículo, na perspectiva pós-crítica de currículo. 5. Concepções de aprendizagem na perspectiva histórico-cultural.
INSTRUMENTOS PEDAGÓGICOS DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM: 1. Projeto Político Pedagógico. 2. Planejamento. 3. Avaliação: função, objetivos e modalidades. 4. Projeto didático. 5. Metodologias de Ensino.
LETRAMENTO COMO PROCESSO DE APROPRIAÇÃO DA LEITURA E DA ESCRITA PRESENTE EM TODAS AS ÁREAS DE ENSINO: 1. Conceitos de letramento. 2. O ensino de Matemática e a formação de leitores.
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
BRASIL. Lei 9.394/96. Diretrizes e bases da educação nacional.
BRASIL / CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Diretrizes curriculares nacionais. Parecer 04 CNE/SEB/98.
BRASIL / CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Diretrizes curriculares nacionais. Resolução 02 CNE/SEB/98.
BRASIL / CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Diretrizes curriculares nacionais. Resolução 01 CNE/SEB/2006.
BRASIL / SECRETARIA DE EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Introdução aos parâmetros curriculares nacionais (vol. 1). BRASÍLIA: MEC/SEF, 1997.
BRASIL / SECRETARIA DE EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental:Introdução aos parâmetros curriculares nacionais. BRASÍLIA: MEC/SEF, 1998.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia; saberes necessários à prática educativa.Rio: Paz e Terra, 1996.
GROSSI, Esther Pillar e BORDIN, Jussara (orgs.). Construtivismo Pós-Piagetiano. Rio de Janeiro, Vozes, 1999.
KOHL, Marta, Vygotsky: Aprendizado e Desenvolvimento - um processo socio-histórico. São Paulo, Scipione, 1993.
MOREIRA, Antônio Flávio Barbosa (org). Currículo: políticas e práticas. S. Paulo: Papirus, 1999.
MULTIEDUCAÇÃO. (proposta Curricular da SME).
NEVES, Iara Conceição Bitencourt e outros (orgs.) Ler e escrever; compromisso de todas as áreas. Porto Alegre: UFRGS Editora, 2007.
FONTANA , Roseli & CRUZ, Nazaré. Psicologia e trabalho pedagógico. São Paulo, Atual, 1997.
HOFFMANN, Jussara. Avaliação: mito & desafio, uma perspectiva construtivista. Edição, 23. Editora, Mediação, 2003.
HOFFMANN, Jussara. Avaliação Mediadora: uma prática em construção da pré escola à universidade. 20ª Edição revista. Editora, Mediação, 2003.
HOFFMANN, Jussara.O jogo do contrário em avaliação. Editora, Mediação, 2005.
LUCKESI, Cipriano. Avaliação da aprendizagem escolar: Estudos e proposições. Campinas: Cortez, 2011.
GADOTTI, Moacir. História das ideias pedagógicas. São Paulo, Ática, 1999.
CORTELLA, Mario Sergio. A escola e o conhecimento. Fundamentos
epistemológicos e políticos.São Paulo: Cortez, 2002.
ALVES, Nilda e GARCIA, Regina Leite (orgs).O sentido da escola.Rio de Janeiro: DP&A, 2001
RODRIGUES, Alberto Tosi. Sociologia da Educação. Rio de Janeiro: DP&A, 2001.
DEMO, Pedro. A nova LDB: ranços e avanços. São Paulo: Papirus, 1999.
LUCKESI, Cipriano. Filosofia da Educação. Rio de Janeiro: Cortez, 1990.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS
1. Métodos e abordagens de ensino da língua inglesa e sua relação com os Parâmetros Curriculares Nacionais - língua estrangeira. 2. Compreensão de textos: estratégias de leitura; conceito de gênero textual e de tipo de texto; leitura e gêneros textuais; identificação dos mecanismos que conferem coesão e coerência ao texto; relação texto-contexto. 3. Léxico-gramática: verbos: tempo, modo e voz; auxiliares modais; "phrasal verbs'; substantivos, pronomes, artigos, adjetivos possessivos e numerais. Advérbios e preposições expressando tempo, modo e lugar; subordinação e coordenação. 4. Discurso: discurso direto, relatado, direto livre e relatado livre e sua função comunicativa no texto. 5. Inglês escrito e falado, inclusive nas novas tecnologias de comunicação.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
BRASIL, SEF/MEC. PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS: TERCEIRO E QUARTO CICLOS DO ENSINO FUNDAMENTAL: LÍNGUA ESTRANGEIRA. SECRETARIA DE EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL. BRASÍLIA: MEC/SEF,1998. HTTP://PORTAL.MEC.GOV.BR/SEB/ARQUIVOS/PDF/PCNESTRANGEIRA.PDF
CARTER R.; McCARTHY, M. Cambridge Grammar of English. Cambridge: CUP, 2006.
HARMER, J. The Practice of English Language Teaching (4th edition). Harlow: Longman, Pearson, 2007.
KLEIMAN, A. Oficina de Leitura: Teoria e Prática (9ª ed). Campinas: Pontes, 2002.
MACHADO, A. R.; DIONISIO, A. P.; BEZERRA, M. A. GÊNEROS TEXTUAIS E ENSINO. RIO DE JANEIRO: LUCERNA, 2004.
NUTTALL, C. TEACHING READING SKILLS IN A FOREIGN LANGUAGE. LONDON: HEINEMANN, 1996.
RICHARDS, J.; ROGERS, T.; SWAN, M. Approaches and methods in language teaching. Cambridge: CUP, 2001.
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DO RIO DE JANEIRO. Multieducação: o ensino de Línguas Estrangeiras. Série Temas em Debate. Rio de Janeiro, 2008.
SINCLAIR, J. (Ed.) Collins Cobuild English grammar.(3rd ed) London: Harper Collins, 2011.
THORNBURY, S. About language. Cambridge: CUP, 1997.
THORNBURY, S. Beyond the sentence: introducing discourse analysis. London: MacMillan, 2005.
 edital completo no link abaixo:





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